Qual é a sua opinião sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?

sábado, 15 de novembro de 2008

A NOVA ORTOGRAFIA - INFORME-SE!‏

ATENÇÃO!
Não deixe de se informar sobre as mudanças que ocorrerão na ortografia da Língua Portuguesa a partir de primeiro de janeiro próximo, quando entra em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com pequenas alterações que nós, professores (e demais profissionais que têm a língua escrita culta como ferramenta de trabalho) já precisaremos utilizar.

No X CONGRESSO NACIONAL DE FONÉTICA E FONOLOGIA e IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONÉTICA E FONOLOGIA (http://www.hzen.com.br/client/10congresso) será oferecido um minicurso que versará sobre "A IMPORTÂNCIA DAS PRONÚNCIAS CULTAS DA LÍNGUA NO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA".

Outro evento muito significativo, principalmente, para quem quer ficar por dentro do assunto, é a Conferência "O Novo Acordo Ortográfico e sua Repercussão no Mundo Lusófono", ministrada pelo gramático, professor e pesquisador Evanildo Cavalcante Bechara, que se realizará no dia 27 de novembro de 2008, na UFF, Universidade Federal Fluminense.
Veja a programação:
ACORDO ORTOGRÁFICO: PARÂMETROS E IMPLICAÇÕES

17 horas - Conferência
O Novo Acordo Ortográfico e sua Repercussão no Mundo Lusófono
Evanildo Bechara

19 horas - Homenagem
80 anos de Evanildo Bechara


19 horas e 30 minutos - Encerramento

Local:
Auditório Macunaíma do Instituto de Letras da UFF
Campus do Gragoatá, Bloco C, 4º andar - Niterói - RJ

Fique atento! Vários livros têm saído sobre o tema, como:

POR DENTRO DAS PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA, de Domício Proença Filho.

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: SOLUÇÕES, DÚVIDAS E DIFICULDADES PARA O ENSINO, de Manoel Pinto Ribeiro;

A NOVA ORTOGRAFIA: O QUE MUDA COM O ACORDO ORTOGRÁFICO, de Claudio Cezar Henriques;

ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA: COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, do Instituto Antônio Houaiss (Coordenação e assistência de José Carlos de Azeredo);

A NOVA ORTOGRAFIA, de Evanildo Bechara.

O QUE MUDA COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, de Evanildo Bechara.

Além desses, muitos outros já foram ou estão sendo publicados para que você não fique esperando para aprender quando já estiverem cobrando de você o ensino dessas modificações. Os professores de Língua Portuguesa, assim como os jornalistas e redatores, naturalmente, terão de estar atualizados em relação a essas modificações a partir de 2009, pois os livros didáticos e paradidáticos com essas alterações já estão sendo editados!

*Leia também a nossa postagem do dia 22 de outubro de 2008. Lá tem link que você pode acessar todas as modificações feitas na nossa ortografia da Língua Portuguesa, além de estudos e opiniões sobre o assunto feitos por estudiosos da área.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal seu blog Jaqui!!!!

qualquer coisa eu pesquiso aqui, ta?

BJSSSS