Qual é a sua opinião sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Educação ou capitalismo?



"O que acontece não acontece tanto porque alguns o queiram, mas porque a massa dos homens abdica de sua vontade, deixa fazer, deixa enrolarem os nós que, depois, só a espada poderá cortar; deixa promulgar leis que, depois, só a revolta fará anular; deixa subir ao poder homens que, depois, só uma sublevação poderá derrubar."

(GRAMSCI)




SOCIALIZAÇÃO DA POLÍTICA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO


GALVÃO, Roberto Carlos Simões(1)


No Brasil a participação do povo no poder tem se limitado a comparecer nas urnas de dois em dois anos. Mesmo na ocasião dos pleitos eleitorais há pessoas que participam mais por temor às sanções à abstenção do que por consciência crítica ou motivações propriamente políticas. A partir desse contexto, a ideologia neoliberal credita à educação escolar a tarefa de formar cidadãos mais ativos e politicamente conscientes. Pesquisa realizada pelo Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá propôs um estudo crítico do tema em relevo, à luz de referenciais teóricos marxistas, buscando questionar até que ponto a vinculação entre educação e participação política é pertinente e pode se viabilizar. Partiu-se do pressuposto de que a formação da consciência crítica dá-se na práxis da luta de classes, associada a uma educação socialista emancipatória, formadora do homem omnilateral. Sob o modo de produção capitalista, a escola não passa de um aparelho ideológico do Estado, cujo fim está na manutenção e na reprodução da ordem social burguesa. As propostas de educar para a cidadania nas escolas não farão grande diferença, enquanto a sociedade estiver pautada numa política econômica de orientação capitalista, essencialmente fundamentada na desigualdade, e que obstaculiza as ações populares revolucionárias.


(1) Professor de Filosofia na região norte do Paraná (Rede Particular de Ensino). Graduado em Direito e Filosofia; Pós-graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Autor de artigos publicados em revistas especializadas. E-mail: rcsgalvao@bol.com.br Telefone: (43) 3422-2074.


*Para ler este artigo completo, acesse: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=48 .


Nenhum comentário: